(19) 2532-9700 | (19) 3382-9230 || Av. Manoel Conceição nº 820 -Vila Rezende • CEP 13405-230 - Piracicaba • SP

Blog Post

Saiba tudo sobre os táxis 

Hoje vamos dar uma pausa em nossas matérias especiais, para contar um pouco mais da história dos táxis, acompanhe conosco! :)

Como todo mundo já sabe, os serviços de táxi são um tipo de transporte público com características que misturam as dos veículos privados e as do ônibus urbanos, sem uma rota regular, além de ser um transporte individual de tarifa comparativamente mais alta em relação aos transportes de massa com rotas pré-estabelecidas e horários fixos.

Taxi-antigo

Na maioria das cidades do mundo, a profissão de taxista não necessita de formação e é baseada em um sistema mercantil, em que a pessoa precisa ter apenas um táxi, uma carteira de motorista para se tornar TAXISTA. Para regulamentar e profissionalizar as pessoas que atuam nessa área, o Movimento Taxistas Livres fundou no Brasil a Ordem dos Taxistas do Brasil, que pretende criar o curso de taxista que formaria profissionais de nível tecnólogo.

taxi-nova-york1

Os serviços de táxi comum são calculados com base em uma tarifa medida por um taxímetro.  Este aparelho é previamente aferido e calcula a tarifa a partir do somatório da tarifa inicial, também conhecida como bandeirada. A “bandeira 1”, como é conhecida, é a tarifa métrica e a mais comum praticada pelos taxistas, já a “bandeira 2” é acionada em casos de acréscimos no valor da corrida, como estrada de terra, horário noturno, entre outras ocasiões. O taxímetro pausa o sistema de medição de tarifa, quando o veículo está em baixa velocidade ou mesmo parado.

Quer saber mais curiosidades sobre os táxis? Fique ligado em nosso blog e não perca nenhum post! #CTPPiracicaba