(19) 2532-9700 | (19) 3382-9230 || Av. Manoel Conceição nº 820 -Vila Rezende • CEP 13405-230 - Piracicaba • SP

Blog Post

Os táxis de Nova York

Se tem um lugar no mundo em que os táxis são muito famosos, esse lugar é Nova York, nos Estados Unidos.

Seja na TV ou nos filmes americanos, eles estão sempre lá, colorindo de amarelo todas as ruas e chamando a atenção.

Sendo uma tradição mais que centenária, os táxis nova-iorquinos começaram a sua história no ano de 1907, quando o primeiro automóvel movido a combustível começou a oferecer esse tipo de serviço.

A cor amarela dos táxis nova-iorquinos também compõe uma rica parte de sua história, principalmente quando investigamos a transformação do serviço em um negócio de grandes proporções. No ano de 1915, John Hertz, dono de uma frota de táxis, leu em um boletim da Universidade de Chicago que a cor amarelo-escura, obtida com a mistura do amarelo com um pouco de tinta vermelha, poderia ser identificada por qualquer pessoa há uma centena de metros.

A teoria acadêmica acabou fazendo com que o empresário pintasse a sua frota de quatrocentos carros com o tom que hoje tipifica os “cabs” de Nova York. Mais do que uma mera questão de gosto, a mudança de cor acabou rendendo uma margem de lucro maior e, em pouco tempo, John Hertz se transformou no dono da maior companhia de táxis de toda a cidade. Foi somente na década de 1970 que a ideia de Hertz foi empregada oficialmente na uniformização de todos os táxis da cidade.

taxi ny