(19) 2532-9700 | (19) 3382-9230 || Av. Manoel Conceição nº 820 -Vila Rezende • CEP 13405-230 - Piracicaba • SP

Blog Post

3ª Campanha de conscientização no trânsito é lançada em Piracicaba

A Prefeitura de Piracicaba lançou, através da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Semuttran), a 3ª Campanha de Conscientização por um trânsito mais seguro. Nesse ano, dois comportamentos serão abordados: o perigo de usar o celular ao dirigir e a necessidade do uso do cinto de segurança.campanha prf

 A campanha terá duração de, no mínimo, 3 meses, podendo ser estendida. O público-alvo será na faixa etária de 18 a 39 anos. Entre as ações programadas estão divulgação pelo facebook, e-mails, hotsite, cartazes, flyers e blitz no trânsito.

Segundo o secretário de Trânsito da cidade,  Jorge Akira, em cada campanha de conscientização são escolhidos temas relacionados ao maior índice de desrespeito às regras do Código de Trânsito Brasileiro. Os assuntos abordados nesse ano são os dois artigos onde houve o maior índice de desrespeito. Este trabalho está inserido nas premissas da resolução da ONU denominada de “Década de Ação pela Segurança no Trânsito” – 2011 – 2020.

 De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), o uso de celular e similares aumenta em até 400% o risco de acidentes no trânsito. No Brasil, esta é a quarta maior causa de tais ocorrências. Além disso, o uso desses aparelhos à direção é considerado infração e, portanto, acarreta perda de pontos na carteira de habilitação e multa no valor de R$ 85,13.

Sobre o uso de cinto de segurança, dados da Sociedade Brasileira de Traumatologia, apontam que o uso do cinto de segurança, que é obrigatório, reduz em 75% o risco de mortes e lesões graves em acidentes.